sábado, 24 de março de 2012

TP FILOSOFIA - 1º ANO EM - 1º BIMESTRE

Disciplina: FILOSOFIA
Professor(a): ANDRÉ LUIZ RAIMUNDO
Id. Turma: 0401AM
Bimestre: 1
ANO: 2012
Nome:


ORIENTAÇÕES PARA ESTUDO PARA PROVA

O QUE DEVO ESTUDAR?

Módulo 1: Capítulos 1 e 2
Assunto: A reflexão filosófica e O nascimento da filosofia

O que devo saber:

1. O que é filosofia? Pag 4 a 5
2. Que a filosofia surge quando o pensar é posto em causa, tornando-se objeto de reflexão. O significado da palavra reflexão. Pag 5.
3. As características do pensamento filosofófico segundo Demerval Saviani. Pag 6
4. Para que serve a filosofia? Pag. 7 a 8
5. Quem foi Sócrates e como ele levava as pessoas a filosofar. Pag. 8
6. As conclusões apresentadas pelo autor do nosso livro de estudo sobre o que é filosofia. Pag. 9
7. A periodização da história grega antiga. Pag. 15
8. A nova ordem humana trazida pelo período arcaico. Pag. 16 a 19
9. Quem foram e o que pensavam os primeiros filósofos. Pag. 19 a 20.


Fazer as questões propostas na página 12, 13 e 23. Envie as respostas por email. Você pode digitá-las ou scanear as páginas.

Assista aos vídeo sugeridos para vocês no FACEBOOK do professor André.





Prepare-se para dissertar sobre o seguinte tema: “A filosofia é filha da cidade”.

Bom trabalho.

ALGUMAS IDEIAS IMPORTANTES:

De origem grega, a palavra filosofia significa amigo da sabedoria (philos = amigo e Sophia = conhecimento). Desde a antiguidade, a surpresa e o espanto perante o mundo levam o homem a formular questões sobre a origem e a razão do universo e a buscar o sentido da própria existência. Todos os aspectos da cultura humana podem ser objetos de reflexão. A questão central de cada corrente filosófica está inserida na estrutura econômica, social e política de determinado momento histórico. O sentido etimológico da filosofia e o seu contexto histórico visam o esforço da razão pura para questionar problemas humanos e discernir entre o certo e o errado através da própria razão humana.

A palavra filosofia é utilizada pela primeira vez por Pitágoras, por volta do século VI a.C., quando se dá a passagem do mundo mítico para a consciência racional. Nesta época, surgem os primeiros sábios (sophos, em grego), principalmente nas cidades jônicas que estabeleceram relações comerciais com o Oriente. Pitágoras celebrizou-se entre os “sábios” da Grécia que julgou a expressão imprópria e presunçosa e preferiu denominar-se “filósofo”, e não “sábio”, isto é, “devotado à sabedoria”.

Com Aristóteles a palavra filosofia passou a significar a universalidade dos conhecimentos humanos. Não é a simples somatória dos conhecimentos, pois filosofia é a ciência de todas as coisas. A filosofia não invade o campo das diversas áreas do conhecimento humano, nem absorve o objeto das demais ciências, porque atinge seu objeto pelas causas mais remotas. Os objetos materiais das ciências e da filosofia são os mesmos. As ciências não se distinguem pelos objetos materiais, mas pelos respectivos objetos formais. À medida que os problemas fogem ao domínio das ciências, entram no campo da filosofia.

A Filosofia é um dos mais úteis de todos os saberes de que os seres humanos são capazes. Tem como objetivos o abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum; não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos; buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história; conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política; dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário