segunda-feira, 9 de abril de 2012

Caros estudantes,

O Brasil completa no próximo dia 22, exatos 512 anos. Segundo os livros de história, foi no dia 22 de abril de 1500 que Pedro Álvares Cabral esbarrou acidentalmente em uma terra gigante, habitada por aproximadamente 2 milhões de índios.

Mas para o mais renomado professor de história brasileira em Portugal, Jorge Couto, essa versão está muito mal contada. Na verdade, o país teria sido descoberto entre novembro e dezembro de 1498 por Duarte Pacheco, um navegador espanhol da total confiança do então rei de Portugal, d. Manoel 1º.

Segundo o historiador, não foi o Monte Pascoal, no sul da Bahia, o primeiro lugar avistado por europeus. Pacheco desembarcou na fronteira do Maranhão com o Pará – o ponto de partida para uma viagem que só foi terminar no rio Amazonas.

O rei de Portugal teria ficado tão deslumbrado com as informações trazidas pelo explorador, que preferiu deixar tudo em segredo porque a Espanha seria a verdadeira dona da região, segundo a divisão definida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado quatro anos antes de Pacheco aparecer.

Depois de quase dois anos de preparativos, a coroa portuguesa mandou Pedro Álvares Cabral para oficialmente “descobrir o Brasil”, usando aquela velha história de que ele se perdeu do caminho que o levaria às Índias.

O historiador português defende a tese em seu livro “A construção do Brasil”, que se baseou em um texto de 200 páginas manuscrito por Pacheco entre 1505 e 1508, que só foi encontrado no século 20.

No manuscrito, o explorador se impressiona com o tamanho das terras, que “tanto se dilata sua grandeza e corre com muita longura, que de uma arte nem da outra não foi visto nem sabido o fim e cabo dela”.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/descoberta-do-brasil-foi-em-1498-diz-historiador-portugues-20110422.html (Adaptado)

Vejam o texto abaixo e participem da promoção: Descobrindo o Brasil. Envie uma imagem e um texto sobre as maravilhas do Brasil e concorra a uma caixa de bombom. Receberá o prêmio a imagem e texto mais originais e criativos. Os trabalhos enviados serão avaliados por alguns professores do colégio. Todos os Trabalhos serão expostos nos murais do colégio. Somente poderão enviar trabalhos os estudantes matriculados no colégio no ano de 2012.

http://3.bp.blogspot.com/-1KdHwlFMhZU/T4M2p2563SI/AAAAAAAAAEc/q4klwjPss7M/s1600/carta.jpg


Participem!

Um comentário:

  1. EU NÃO POSSO MAIS COMER BOMBONS, MESMO ASSIM LI TODO O TEXTO E CURTI MUITO. SEMPRE GOSTEI MUITO DAS AULAS DE HISTÓRIA. PARABÉNS PROFESSOR ANDRÉ PELO LINDO TRABALHO!
    ABRAÇO!
    WENDEL VERZA

    ResponderExcluir